O engenheiro virou UBER no Brasil! E agora?
- QS | Soluções de qualidade
- 10 de abr. de 2024
- 4 min de leitura

Antes de mais nada preciso deixar aqui meu reconhecimento e agradecimento a toda a classe que hoje trabalha por meio de empresas de descolamento, entre elas o UBER.
Pois não é demérito algum trabalhar por neste meio, pelo contrário, existem dois pontos importantes que se fazem necessário destacar antes de aprofundarmos ao assunto
1ª - A empresa UBER está presente nos países mais ricos do mundo
2ª - Muitos trabalham com UBER devido a ótima oportunidade de se fazer uma renda maior ou renda extra
Agora sem mais delongas...
Se este meme te chamou a atenção, com certeza porque ele se trata de um problema muito preocupante que vem nos assolando a um certo tempo no Brasil
Isso se deve a uma característica encontrada em países pobres, pois o mercado não possui capilaridade suficiente para absorver toda a oferta de mão de obra qualificada formada e lançada ao mercado.
Deste tipo de característica se deve a problemas de planejamento econômico nacional adotado
Duas características importantes que influenciam diretamente nesta questão é o potencial de escala da indústria de produtos e serviços no país. Países desenvolvedores de tecnologias possuem muito mais capacidade de absorção da força de trabalho qualificada devido a demanda de mão de obra tem comparada ao setor de prestação de serviços.
Como podemos solucionar este problema?
Parte da solução está atrelada ao incentivo a inovação e tecnologia, tanto no fomento através de desburocratização como na potencialização das qualidades encontradas nos empreendedores, como visão, planejamento, coragem entre outras.
Porém nada disso faria sentido se não houvessem pessoas preparadas para sentar no cavalo selado. Digo isso porque não há espaço para esperarmos o momento oportuno ou condições favoráveis para então começarmos a nos preparar para o mercado.
Pois o momento de nos prepararmos é agora.
Acha que já estudou bastante? Sinto lhe informar que não é o suficiente.
Quantas noites de sono mal dormidas. Tantos arrependimentos. Do que valeu tudo isso até aqui?
Saiba que valeu muito, pois você engenheiro, não se deixe enganar pelas falácias do mercado, pois cuidado, não se deixe contaminar pelo pessimismo que paira sobre nossa área de formação neste momento difícil. Aqui vai um alento de motivação para você engenheiro que pensou em desistir muitas vezes, mas continuou firme e forte no objetivo.
Fazer engenharia não é para aquelas pessoas que buscam garantias de sucesso, sem tirar os méritos de todas as profissões, mas sei o que passa na mente do engenheiro e compartilho das incertezas que nos tiram o foco em meio a jornada.
"Não é brincadeira não"
Mesmo com toda a carga de estudos dentro da engenharia, hoje já no mercado de trabalho tenho a plena certeza das deficiências e vícios que a própria graduação nos desenvolveu. Claro não sejamos hipócritas, são muitas habilidades também, porém há uma distância muito grande entre graduação e vida real. Acredito que esta lacuna é a maior barreira a ser vencida pelo estudante, que, independente da escola, vai para o mercado de trabalho muitas vezes despreparado para resolver os problemas do dia a dia, não por falta de conhecimento, mas sim por falta de técnica ou método de solução de problemas.
Hoje no mercado de trabalho vejo algumas habilidades que o estudante e a própria escola poderiam e deveriam desenvolver melhor na formação do profissional.
Algumas delas que me fizeram mudar de ideia quando precisei, mas ainda não às dominava
Segue então alguns insights sobre a expectativa comparada a realidade do engenheiro hoje em dia na batalha por estar preparado no momento certo nestes tempos de evolução tão rápidas.
Modelamento 3D: Não espere o fim da graduação para poder aprender modelamento com software 3D. Sem querer chover no molhado, mas não estou falando de desenhar e sim simular, interpretar resultados, resolver problemas complexos. Saia do comum. Por que não começa um projeto agora, para saber se você já tem esta habilidade. Só assim vai saber seu nível nesta habilidade tão importante.
Linguagem de programação: Chega de ficar rascunhando no matlab para resolver conta matemática, você é engenheiro, estudou para criar soluções, use a tecnologia a seu favor, tanto conteúdo como nunca se viu antes. Você vai começar a usá-lo quando? Agora é a hora, nada contra o sagrado Excel, mas por que não se aperfeiçoar numa linguagem de programação e criar seu próprio software. Já pensou você se tornar o novo Elon Musk, #ficaadica
Automação: Eletrônica me dava pavor, até eu precisar dela. O pavor se transformou em paixão. Quebre os paradigmas e as heranças deixadas pelos engenheiros mecânicos ancestrais. Daqui em diante não saberemos onde começa e termina que é mecânica, eletrônica e informática. Pois o profissional que não beber desta água morrerá de sede. O futuro é agora, se você não aprendeu ainda uma habilidade que te dá um diferencial, você já está ultrapassado, infelizmente esta é a triste realidade que nos assola. Você fica incomodado com a realidade do Brasil no âmbito da tecnologia? Eu fico, pois não me desce pelo pescoço que nós uma nação tão maravilhosa de tantos inteligentes não somos capazes de exportar nossa própria tecnologia, ou mudamos ou continuaremos sendo conhecidos pelo país do futebol. Vocês querem isso?
Qual nova habilidade ou competência você desenvolveu nestes últimos 2 anos?
Algumas que eu desenvolvi:
Modelagem e simulação 3D com solidworks
Inspeção NR13 (Caldeiras e Vasos de Pressão)
Cronoanálise com Lean Thinking e BPM
Core Tools - MSA, CEP, APQP, PPAP e FMEA
Inglês avançado
Automação básica com arduíno
Linguagem de programação visual basic com banco de dados sql server
Edição de imagens com photoshop inkscape
Produção e edição de vídeos com camtasia
Prototipagem com impressão 3D
Design de produtos
Marketing digital com Alex Vargas
Deixe nos comentários quais habilidades você desenvolveu. Nos falamos por lá.
Semanalmente estarei postando um pouco da minha experiência de como tenho empreendido e obtido sucesso mesmo trabalhando neste mercado adverso.
Me siga para se manter informado sobre as novidades.
Comments